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Member Get Member: estratégia de marketing para o seu negócio

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Sumário

A estratégia de marketing que proporciona mais visibilidade e engajamento para a sua empresa

Member Get Member, significa “Membro leva Membro”, de maneira geral. Também conhecido como marketing de indicação pelos brasileiros. É considerado um programa de indicados que serve para atrair novos clientes para sua empresa. Isso acontece por meio de quem já é seu consumidor fiel e está satisfeito com sua marca. Enfim, uma maneira de mostrar que todos ganham ao adquirir o que a sua empresa oferta.  

Um cliente satisfeito pode se transformar em um instrumento de vendas para a sua empresa. Isso acontece porque ele compartilha as suas experiências com amigos, parentes ou pessoas que estão próximas.

Por isso, investir em técnicas como essa, vão ajudar a conquistar cada pessoa que entra em contato com o seu produto ou serviço. Neste artigo, vamos apresentar algumas direções para que isso aconteça em suas negociações e traga bons resultados.

Já finalizou uma negociação com a sensação de que ganhou um amigo? Essa situação também é conhecida como rapport, é a relação que você desenvolve com o cliente ao apresentar um produto ou serviço. Ou seja, é parte importante para incentivar o marketing de indicação. Uma das características que envolvem esse processo, é a sua comunicação. Como por exemplo, a maneira de ouvir, entender, explicar e apresentar soluções impactam diretamente no sucesso da sua venda.  

Como instigar um Member Get Member 

Aqui levamos em consideração aquela pessoa que está engajada com a sua marca e sabe que pode confiar em suas soluções. Ela automaticamente vai falar de você para os outros, fazendo a famosa propaganda boca a boca. Ou como já citamos, vai aplicar na prática o marketing de indicação. 

O primeiro contato que o cliente tem com a sua marca é parte importante do processo. E para conquistar a sua confiança é preciso estar atento aos detalhes. E ele pode acontecer de maneira digital ou física, é assim que começa a construção desse relacionamento que qualquer empresário deseja que seja duradoura. 

Além disso, cause uma boa impressão em seus contatos, isso vai além do atendimento. Projete um ambiente agradável, ofereça opções, deixe ele escolher o que é melhor e se encaixe dentro das suas necessidades. Ao mesmo tempo, não esqueça dele depois da compra efetuada, procure manter o contato em datas importantes. Ofereça uma boa assistência e esteja sempre à disposição. 

Se você já conquistou a confiança desse cliente, por que não usar isso a seu favor? Após um relacionamento concreto com seus clientes, solicite indicações de acordo com o seu segmento. Pergunte se existem outras pessoas do mesmo ramo de atuação, ou que tenham características parecidas e que podem ser futuros clientes. 

É importante que você pense e aplique gatilhos mentais que direcionam o pensamento do ouvinte de maneira rápida e objetiva. Assim fica mais fácil para ele lembrar de pessoas que possam estar precisando do serviço ou produto que você oferece e compartilhe seu contato.  

Procure aplicar essa dica com todos os clientes, assim os resultados serão mais perceptíveis. Para verificar se isso realmente está sendo útil, crie uma planilha de controle. Com ela será possível identificar os casos de sucessos e de onde eles vieram.

Como aplicar a técnica em seu negócio? 

Pense agora que a sua estratégia é oferecer uma recompensa por indicação. Você deve conhecer muito bem o seu público, porque é necessário agradar a pessoa que vai adquirir determinado produto ou serviço. E como fazer isso? Reúna dados dos seus clientes, mesmo os mais básicos, como endereço, data de nascimento, escolaridade profissão, entre outros. 

Do mesmo modo, outra métrica importante é saber se os seus consumidores estão contentes com os resultados oferecidos em seu negócio. Realize pesquisas de satisfação, acompanhe as suas redes sociais (comentários e interações) e acompanhe as avaliações do Google Meu Negócio. Mas atenção, é indicado aplicar essa estratégia de marketing com os clientes satisfeitos com seu produto ou serviço. 

Outra dica relevante é provocar comentários positivos sobre a sua marca. O que pode ser feito por meio de brindes, sorteios ou ações que fazem as pessoas compartilharem informações sobre você, principalmente nas redes sociais. Utilize as ferramentas que estão ao seu alcance para promover a sua empresa.

Vantagens dessa estratégia de marketing para a sua empresa

  • Entre os principais benefícios para a sua empresa está a ampliação da sua base de novos consumidores. Além da fidelização de quem já é o seu cliente. 
  • Aumentar a credibilidade da sua marca aumenta conforme você se torna mais conhecido. 
  • Impulsionar o crescimento do seu negócio. 
  • Mais retenção de clientes, pois quem participa de programas de indicação tende a realizar uma nova compra com você.
  • Inovar no seu segmento. 
  • Esteja à frente de seus concorrentes. 

Como empregar o marketing de indicação para conseguir vendas 

Com certeza você já realizou uma venda por meio de indicação, mesmo que não saiba. Já deu para entender a importância e os benefícios que pode conquistar com essa técnica, certo? Então está na hora de desenvolver ações para incentivá-la cada vez mais dentro da sua empresa. 

Nem sempre o Member Get Member acontece de forma natural. Se você deseja que seus clientes falem sobre o seu produto ou serviço, às vezes é necessário dar um empurrãozinho. Aqui vamos apresentar algumas dicas de como estruturar um programa de afiliados. 

Além disso, você não precisa criar um programa e compartilhar com todos os seus clientes. Portanto, busque aqueles que estão mais contentes com os resultados oferecidos pela sua empresa até o momento. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de satisfação. Você também pode procurar quem está falando bem do seu negócio nas redes sociais, avaliações no Google, feedbacks no seu WhatsApp e afins. 

É muito importante pensar na satisfação do seu cliente como um primeiro passo, assim como já foi reforçado anteriormente. A partir disso, trace planos de afiliados, estruture técnicas, aplique metas e incentive os clientes. Assim o marketing de indicação pode se tornar um canal de vendas. 

1 – Desenvolva as regras: o que o cliente ganha, descontos, brindes, quais são as vantagens? Ele terá a recompensa apenas com a indicação ou somente depois que a compra for efetivada? 

2 – A recompensa deve ser útil e atrativa para o seu cliente. Portanto, ofereça o que será bom para ambos, cuidado para não ficar com prejuízo, você também precisa ganhar com essa ação. 

3 – O seu programa de indicação deve ser fácil e acessível para o seu cliente. Disponibiliza o benefício quando ele estiver feliz com a sua empresa, isso aumenta as chances de atingir seu objetivo com sucesso. 

Exemplos de estratégias Member Get Member 

Para finalizar, apresentamos alguns exemplos de empresas que trabalham com essa estratégia de marketing.

Uber – quando o usuário faz uma recomendação, tanto o indicado quanto ele recebe um cupom de desconto de R $10,00. E este pode ser utilizado em sua viagem. 

Airbnb – o convite é feito por meio de um código de compartilhamento. Quem recebe o convite, ganha R$ 100,00 em crédito. E quem indicou, recebe R$ 50,00 quando o amigo viajar e mais R$ 240,00 quando ele mesmo se hospedar.

Ifood Benefícios – é o vale-alimentação e vale-refeição do Ifood para empresas. Para cada empresa indicada que contrata o Ifood, você tem chance de ganhar R$ 1.000,00 para gastar no aplicativo. A promoção é cumulativa, quanto mais indicações maiores são as possibilidades. 

Entendeu a importância de incentivar os seus clientes a indicarem a sua marca? Aproveite para nos contar se você já investiu nesta estratégia em sua empresa e como foi o resultado. 

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