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Fidelizar e reter clientes: estar presente é o primeiro passo

Fidelizar e reter clientes

Para construir um bom relacionamento com seus consumidores utilizando técnicas para fidelizar e reter clientes

Ao iniciar uma assunto como este, é importante ressaltar o seu principal objetivo. Ou seja, fidelizar e reter clientes vai ajudar a sua empresa ser lembrada. E como fazer isso? Ofereça uma experiência personalizada, deixando claro que ele pode contar com você em todos os momentos. 

Em primeiro lugar, é necessário entender o comportamento do consumidor. E mais do que isso, compreender quem compra de você, principalmente.

Pense a respeito, em um mercado cada vez mais competitivo, os clientes passaram a valorizar empresas que se posicionam nas redes sociais, mostram quem são e a forma que vendem seus produtos e serviços. Algumas estratégias pode ser muito úteis neste sentido, como por exemplo, digital influencer.

2020 é a grande prova de que as empresas precisam estar nos meios digitais. Com a chegada da pandemia e a suspensão de algumas atividades exercidas especificamente de forma presencial, muitos ficaram com as portas fechadas.

Quem já estava adaptado saiu na frente, mas vários empresários precisaram mudar repentinamente a maneira que usavam para se comunicar com o cliente. Para isso, busque apoio em ferramentas que não tinham utilizado anteriormente, principalmente as redes sociais. 

Pense bem, suprir a necessidade daqueles que já conhecem o seu produto ou serviço é muito mais barato do que conquistar um cliente novo. Portanto, não se afaste do seu cliente, colete informações importantes que possam ser úteis futuramente, como nome, idade, localização, data de aniversário, entre outros.

Esses elementos são ótimos motivos para entrar em contato com seus parceiros e marcar presença em seu dia a dia.

Para fidelizar e reter clientes, cultive o relacionamento 

Assim como em qualquer outro tipo de relacionamento, é necessário cuidar da relação que você tem com o seu consumidor. Isso envolve pensar nas formas de manter e desenvolver a comunicação para fidelizar e reter clientes. 

Nosso diretor gosta de usar um trocadilho de palavras para definir o que isso significa, que é o “comprometitempo”. Ou seja, quanto tempo você dedica em determinada relação. É importante investir em programas que vão ajudar a guardar os dados dos seus clientes.

Como por exemplo, nome, idade, localização, data de aniversário e outras informações que serão importantes para cultivar esse relacionamento.  

Portanto, se você espera ser lembrado pelos seus clientes e conquistar mais sucesso, siga algumas dicas. Empregar métodos para automatizar o processo e escolher canais de apoio deve ser o primeiro passo. Atualmente ficou muito mais fácil fazer isso, podemos utilizar as redes sociais (whatsapp, instagram, facebook), por meio de ligação e email marketing, por exemplo. 

Vantagens de usar email para fidelizar e reter clientes 

Utilziar o email é uma das primeiras ferramentas de comunicação adotadas pelas empresas, por isso, pode ser considerada antiga. Porém, é uma forma muito eficiente, já que garante a entrega da mensagem. 

Com os emails, você pode enviar informações importantes sobre seus produtos ou serviços e ainda criar conteúdos simples e úteis para compartilhar com sua rede de clientes. Além disso, é importante lembrar que praticamente todos têm um email atualmente, considerando que ele é a chave para acessar o mundo da internet. 

O que é ser Omnichannel?

Para fidelizar e reter clientes você também pode aproveitar a estratégia omnichannel. Que significa trabalhar com diversas formas de transmitir a sua mensagem.

Esse método tem como regra fazer uso simultâneo de vários canais de comunicação, deixando que o cliente escolha qual deles é o ideal para buscar essa relação com a empresa. 

Com base nessa técnica, é possível melhorar os serviços oferecidos, aumentar as vendas, reforçar o processo de fidelização e fortalecer a sua marca entre os consumidores. 

Comunicação e constância andam juntas

Como você deve saber, não adianta utilizar as ferramentas citadas, se você não trabalhar com qualidade nas tarefas. Por isso, é importante gerenciar seus atendimentos e manter continuidade nos contatos. 

É interessante lembrar que clientes satisfeitos indicam seus serviços e produtos para outras pessoas. Isso traz muitos benefícios, não apenas para você, mas também para a sua marca. 

Lembre-se: investir em comunicação e relacionamento com o cliente é sempre um bom negócio e traz retornos muito positivos. Integrar seus canais, online e offline vão melhorar a experiência do seu cliente, e garantir que ele dê preferência aos seus produtos e serviços. 

Precisa de ferramentas que sejam um suporte no atendimento ao cliente? A Mais Connect pode te auxiliar. 

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