PT EN ES

15 termos úteis para quem precisa saber mais sobre marketing digital

Sumário

Trabalha com marketing digital, mas ainda não conhece todos os termos úteis para uma boa aplicação de todas as estratégias? Aqui você vai encontrar alguns significados importantes que podem impactar diretamente nos seus resultados. 

A maioria dos termos utilizados no marketing digital tem base no inglês, e por isso, podem causar um pouco de confusão. Inbound e Outbound Marketing, call to action, spin selling, SEO, entre outros. Mesmo que você não trabalhe diretamente com isso, poderá solicitar um serviço em algum momento, portanto é necessário entender o que cada nomenclatura significa.  

Leads

São todas as pessoas que demonstram interesse pela sua empresa principalmente pelos canais digitais. Por exemplo, aqueles que entram em contato com você por meio do WhatsApp, instagram, facebook, email, entre outros. É aquele possível cliente, pois ele demonstrou interesse pelo seu produto ou serviço. 

Além disso, é importante que você mantenha contato com essas pessoas porque elas podem ser provavelmente seus clientes amanhã ou depois. Por essa razão, desenvolva um bom relacionamento. 

Tráfego Pago

É uma estratégia utilizada com o objetivo de destacar as informações da sua empresa para seus consumidores. Ou seja, você investe nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Tiktok, ou até mesmo no Google e demais mecanismos para que eles façam a “panfletagem digital” do seu negócio. 

É uma forma de fazer vendas de maneira mais rápida e em maior número. Se você trabalha com a internet e não está satisfeito com seu faturamento, o tráfego pago é uma boa estratégia de marketing digital para alavancar a sua performance. 

CRM – Customer Relationship Management

Sistema que possibilita registrar e organizar todos os pontos de contato que o consumidor tem com o vendedor. Uma estratégia para fazer o gerenciamento do relacionamento com o cliente. 

Nesse sentido, isso é feito por softwares que devem ser alimentados com informações que você fornece a respeito dos seus clientes. Por exemplo: conversas, histórico de compras, interações com a marca, dados pessoais, observações a respeito do perfil dos clientes e outras considerações importantes que podem resultar em um atendimento diferenciado com o consumidor. 

Inbound e Outbound Marketing 

Primeiramente, o Inbound Marketing é quando você deixa uma isca para fisgar o cliente. Por exemplo, estratégias de divulgação, principalmente anúncios no Google, redes sociais e similares. É uma estratégia de marketing que atrai potenciais clientes por meio de conteúdos interessantes que levam eles a efetuar uma compra. 

Em contrapartida, o Outbound é quando você capta clientes de forma ativa, ou seja, trabalho de “formiguinha”. É uma estratégia também conhecida como prospecção, é o vendedor quem vai pegar o telefone e ligar, mandar mensagem, entrar em contato com o possível cliente para oferecer um produto ou serviço. 

Cold Calling 2.0

Ou seja, uma ligação qualificada, também é uma técnica de prospecção e pode ser considerada a segunda etapa do Outbound Marketing. Resumindo, é a forma que você vai montar o raciocínio da ligação para fazer a venda. Normalmente a pessoa que vai receber esse contato já espera a ligação, pois ela deve ter sido agendada de alguma forma, e-mail, whatsapp, entre outras formas. 

Se você tem dúvidas de como começar essa conversa para conseguir resultados mais assertivos, uma opção é juntar o momento com a solução que você oferece. Por exemplo: uma empresa de limpeza de sofá no período da pandemia, aqui você pode utilizar argumentos para guiar a decisão de compra do serviço com base na importância de manter superfícies bem higienizadas. Na maioria das vezes, é necessário criatividade. 

Spin Selling

É uma metodologia para contar uma história, apesar de não ser uma técnica nova, é uma das mais utilizadas no mundo e muito utilizada principalmente por empresas de tecnologia. No atual cenário, com tantas opções no mercado, vender ficou mais difícil, por isso, utilizar estratégias podem contribuir muito para alcançar resultados de sucesso. 

Muitas vezes, as pessoas não identificam que precisam de alguma coisa. Pensando nisso, o Spin Selling é uma forma de guiar o consumidor a descobrir que ele tem um problema e precisa de uma solução, que geralmente, você possui. Mas como fazer isso? 

Dessa forma, você precisa identificar o Spin = situação, problema, implicação e a necessidade. Ou seja, você começa a falar de uma determinada situação, que vai levar a um problema, e depois a uma implicação que automaticamente desperta uma necessidade na pessoa que ouve. 

Script de vendas

Em resumo é uma maneira de melhorar seus resultados comerciais de forma rápida. É um documento que registra os passos essenciais que devem ser seguidos em determinada etapa da sua venda. Ele pode ser aplicado em prospecção, negociação, follow up e outras. 

Da mesma forma, é possível agregar valor ao seu produto e serviço para que o cliente sinta confiança em efetuar a compra. Neste documento, devem constar todas as etapas do processo comercial, e precisa ficar registrado para que todos tenham acesso. 

Rapport 

Técnica desenvolvida para criar identificação, é quando existe uma sensação de sintonia entre as pessoas. Ou seja, fazer com que um cliente sinta-se bem ao conversar com o vendedor e demonstrar o que está precisando em determinado momento, é uma forma de desenvolver proximidade com seus clientes. 

É uma técnica muito utilizada nas vendas, pois cria uma relação de familiaridade, facilitando o entendimento das dores dos clientes. O que automaticamente simplifica soluções mais direcionadas para os problemas trazidos pelos consumidores. 

Call to Action

Sabe aquele convite no final de um material que instiga a pessoa a realizar a ação desejada? A Call to Action é isso mesmo. Está presente em publicações nas redes sociais, email marketing, site, conteúdos de lançamentos e similares. 

Em outras palavras, traduzido para o português, é a famosa “chamada para ação”. Ela pode vir em forma de botão como forma de incentivar o receptor a clicar. É uma ótima estratégia de marketing digital e precisa ser muito bem pensada para se tornar atraente a ponto de tornar-se uma conversão.  

Funil de Vendas 

Modelo estratégico que mostra a trajetória do consumidor desde o primeiro contato com a sua empresa até a efetivação da compra. É uma estratégia que guia o cliente durante o processo de vendas. É muito útil para identificar as melhores ações para aplicar uma abordagem de venda com maiores chances de gerar resultados positivos. 

Isto é: um modelo dividido em topo, meio e fundo de funil, cada um deles representa uma etapa em que o consumidor está. Isso é importante porque de acordo com a posição de cada um, é possível identificar a melhor estratégia de marketing digital focada para alcançar uma conversão.

Landing Page 

Nada mais é do que uma estratégia de anúncio com uma página otimizada para conquistar maiores taxas de conversão. Também são conhecidas como páginas de aterrissagem, de captura ou destino, elas devem ser simples e formadas apenas por informações essenciais para o entendimento do público.

Por exemplo: você disponibiliza um material que precisa de um rápido cadastro para ter acesso, ou seja, é uma troca, os dados da pessoa (que pode se tornar um cliente fiel) pelo seu conteúdo. É nessa landing page que você conseguirá esses dados para montar a sua lista de contatos.   

Persona

Basicamente a persona é um personagem fictício que simboliza o cliente ideal para o seu negócio. Geralmente ele é desenvolvido com base em informações e particularidades de consumidores reais, utilizando o comportamento, dados demográficos, desafios, objetivos, entre outros. 

É uma estratégia de marketing digital que auxilia decisões mais certeiras de acordo com o público que você deseja atingir, ferramenta que otimiza seus argumentos e campanhas. 

CPC (Custo Por Clique)

É um modelo de cobrança de mídia paga na internet, ou seja, o valor cobrado por um clique no seu anúncio. Não há um valor tabelado, só existe pagamento quando há resultado. 

Simultaneamente, o CPC auxilia a mensurar os resultados da publicidade digital. 

Email Marketing 

Outra técnica bastante utilizada no marketing digital e muito presente nas estratégias das empresas. Nesse sentido, é um canal de comunicação direta com o público, é uma forma de fazer disparos de e-mails para determinadas pessoas, podendo aplicar uma mensagem altamente direcionada, com conteúdos específicos para consumidores que aceitam receber esse conteúdo. 

Com ele, é possível alcançar um grande público e você tem a certeza de que as pessoas vão receber a mensagem. É uma maneira flexível de transmitir seu conteúdo, você pode estruturar da forma que achar melhor, incluir imagens mais ou menos textos. 

SEO – Search Engine Optimization

É um conjunto de técnicas que ajudam a otimizar o seu site e blog para conquistar um melhor posicionamento nos resultados orgânicos de mecanismos de busca. Aqui não há necessidade de investir em anúncios.

Além disso, é uma estratégia que envolve apenas o trabalho de um profissional de marketing especializado em aplicar métodos para deixar o conteúdo mais atrativo e correspondente às métricas estabelecidas pelos mecanismos de buscas. Tudo deve ser pensado para causar a melhor experiência ao usuário. 

Em conclusão, agora que você entende os principais termos do marketing digital, o que acha de aplicar as estratégias? Vem conversar com nossos profissionais e entender as principais ações para o seu negócio alcançar melhor performance. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie-nos uma mensagem

Mais Posts:
Isso é tudo! Adicionamos notícias todas as semanas, esperamos você novamente na semana que vem! :)