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Marketing e Vendas para potencializar seus resultados

Sumário

A união do Marketing e Vendas para potencializar seus resultados 

A união do setor de marketing e o de vendas é uma excelente estratégia para para atrair novos clientes e aumentar seus ganhos  

As áreas de Marketing e Vendas devem se integrar cada vez mais para promover o desenvolvimento profissionalizado de um negócio. Isso acontece principalmente por causa da evolução das interações e processos feitos em canais digitais, que exigem uma qualificação e acompanhamento mais claros e fluidos.

Basicamente, no processo, a área de vendas é responsável pelo setor comercial. Que atua no atendimento dos clientes e visando direcioná-los para o processo de finalização da compra. 

Já a área do marketing, pensa em todo processo da jornada de compra do consumidor, elaborando formas de atrair clientes em potencial para sua loja ou site, qualificando-o para o contato da equipe de vendas.

Assim, para que a área comercial tenha sucesso, é fundamental contar com estratégias de marketing efetivas e bem planejadas. Que tenham como objetivo cativar os leads e sanar possíveis dúvidas em relação à solução.

O contrário também é verdade, pois de nada adianta ter uma excelente estratégia de marketing e falhar no atendimento ao cliente. 

Afinal, é preciso proporcionar uma excelente experiência em toda a jornada de compra para reter esse consumidor e torná-lo um propagador do negócio.

Diante da importância de integrar esses setores, neste artigo abordaremos sobre os benefícios da união das duas áreas, como funciona o vendarketing e como aplicar em seu negócio.

Acabe com os conflitos entre a área de Marketing e Vendas 

É fundamental integrar os setores e equipes de forma otimizada, contando com ferramentas de contato (como o CRM), e uma comunicação clara entre os profissionais.

Contudo, para que isso ocorra, é importante acabar com alguns conflitos que podem existir entre essas áreas, reforçando a necessidade de um bom relacionamento entre os colaboradores.

Alguns desentendimentos partem da falta de conhecimento apropriado sobre como cada um dos setores funciona e qual impacto que trazem para a efetivação da jornada de compra do consumidor.

Dessa forma, é importante desenvolver o conhecimento sobre cada área, assim como integrar os canais de comunicação. 

Outro problema, muitas vezes, é a falta de planejamento de uma ação de marketing e seu devido alinhamento com a área de vendas. 

Nesse caso, o maior problema consiste no fato de que a empresa pode acabar investindo um valor que não terá o devido retorno, desperdiçando excelentes oportunidades de fazer negócio. 

Isso sem falar de alguns conflitos operacionais que podem existir e influenciar no bom desempenho dos setores. 

Por isso, é essencial que a empresa trabalhe essas lacunas para o bom andamento dos setores de marketing e vendas, promovendo a integração contínua das equipes.

Como fazer os setores trabalharem juntos

Você deve estar se perguntando os motivos pelos quais os setores de marketing e de vendas precisam atuar juntos. 

O primeiro passo para identificar essa importância é ter o entendimento de que, unidos, esses setores podem alavancar os resultados da sua empresa.

O marketing visa atrair clientes para aumentar as vendas, e o próprio setor de vendas também deseja isso. 

Ou seja, ambos  os setores trabalham por um objetivo em comum, melhorar os resultados de vendas da marca.

Nesse sentido, o marketing deve ser visto como uma ponte entre o consumidor e o setor de venda, preparando o caminho para o contato e nutrindo os leads que serão encaminhados para a área comercial aqueles que estão prontos para efetivar a compra.

Por isso, é necessário que haja uma integração e confiança entre o trabalho que é realizado nos setores, sabendo os processos e promessas feitas para cumpri-las de forma adequada.

Essa integração é tão importante que é possível automatizar algumas tarefas no decorrer do planejamento estratégico da empresa para que ela ocorra de forma mais fluida.

Alguns elementos utilizados nesse processo são ferramentas de automação na área do marketing, que contribui para nutrir os leads e compartilhar conteúdo. 

As vantagens de integrar o trabalho do marketing com a área de vendas

As empresas precisam se adaptar a vários elementos, que variam desde a inserção na era digital, a presença em redes sociais, a integração entre os canais de comunicação e os fluxos de trabalho. 

Se a área de marketing e de vendas estiverem integradas, os resultados serão positivos e a empresa crescerá ainda mais. Por isso, algumas das vantagens da integração desses setores são:

  • Aumento do número de vendas;
  • Maior fidelização dos clientes;
  • Elaboração de um plano estratégico mais assertivo;
  • Estabelecimento de metas mais específicas e compartilhadas; 
  • Maior integração entre as equipes e melhores resultados.

Fazer mais vendas é uma consequência direta da integração desses setores, visto que os potenciais clientes chegam mais qualificados à etapa de venda.

Além disso, há a criação de um plano de trabalho e orientação que visa atingir metas e prazos de forma conjunta, alinhando ainda mais os setores.

Essa ação pode proporcionar uma melhora da performance de atuação de toda a equipe, além de promover um bom relacionamento entre os colaboradores da empresa. 

Além dos benefícios que listamos acima, é importante compreender que é essencial que a empresa conheça seu público-alvo, assim como seus interesses, a fim de elaborar uma estratégia de negócio mais adequada.

Conheça seus consumidores por meio dessa união de estratégias

Diante desse cenário, podemos afirmar que a integração entre os setores de marketing e de vendas permite que a empresa conheça seus consumidores, promovendo contatos mais assertivos e alinhando táticas de atuação no mercado.

Isso melhora os processos da empresa e traz resultados positivos que vão além do aspecto financeiro. 
Considerando isso, é muito importante que a empresa trabalhe em treinamentos de integração, crie um plano de marketing a partir de um estudo de mercado e de público. Além disso, também monitore a integração dessas equipes, promovendo um relacionamento qualificado e estratégico.

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