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Estratégias de SEO para blog

Estratégia de marketing digital: SEO

Sumário

Mais pessoas impactadas pelo seu negócio sem grandes investimentos, é isso que você conquista aplicando as técnicas de SEO em seu blog 

Aumentar o número de acessos no seu site, este é o principal objetivo de trabalhar com estratégias de SEO – Search Engine Optimization. Com a técnica, é possível colocar o seu blog em destaque nas páginas de busca do Google, por meio de seu conteúdo, sem investimento financeiro. Acompanhe o texto para saber como aplicar este método de marketing digital em seu negócio.  

Primeiramente, vamos entender quando tudo começou. No início, a única obrigatoriedade para ser encontrado nas páginas da internet, era ter uma URL ou domínio registrado em um formulário de buscas.

A organização do ambiente virtual começa com a popularização dos sites e com o crescente número de informações disponibilizadas. Por esse motivo, as estratégias de marketing digital vêm surgindo com muita frequência.

O termo SEO aparece em 1997, quando as formas de potencializar a divulgação em sistemas de busca já eram estudadas antes da criação do Google (1998). Porém, a partir desse momento que alguns critérios para a criação do conteúdo começaram a tomar forma, embora ainda fossem de maneira tímida.  

Além disso, as palavras-chave sempre foram importantes para a lista de classificações, assim como os backlinks. Contudo, após 1998, algumas ferramentas passaram a ser obrigatórias no momento de colocar um site no ar, como o Pagerank, um mecanismo de avaliação de sites. 

A partir de então, a evolução da internet e o crescimento do mercado digital foi rápido e contante. E assim surgiram novos critérios para conquistar um espaço de destaque nas páginas do Google. É sobre eles que falaremos ao longo do texto.  

SEO: por onde começar?

Primeiramente, antes de iniciar a criação de conteúdos para o blog do seu site, é importante pensar no público que você deseja atingir. Nesse sentido, a gente deve começar pesquisando assuntos que mais geram interesse de acordo com o seu segmento. 

Isso deve ser feito por meio de pesquisas. Comece entendendo como as pessoas buscam pelo tema, as dúvidas mais frequentes, analise os principais resultados que aparecem ao pesquisar a respeito no Google.

Logo, quando o marketing digital está em pauta, não existe uma única regra que para ser seguida fielmente. O motivo é porque todas as estratégias de SEO utilizadas até o momento tem como base testes feitos por especialistas e profissionais do ramo.

Porém, para ganhar destaque nos resultados de busca do Google, o tamanho de um texto deve ter, em média, 1400 palavras. 

As ferramentas de busca do Google entendem que um texto com maior número de informações é mais completo e se aprofunda mais no assunto. Entretanto, tudo depende do tema, o importante é abordar o conteúdo de forma completa, trazer pontos relevantes, mas não escrever mais do que o necessário, não seja repetitivo.

Como definir a palavra-chave para um texto de SEO 

O planejamento de palavras-chave é um dos principais aspectos para iniciar a criação dos conteúdos. O termo ideal não é aquele apenas que pertence ao maior volume de busca. E também não é o que apresenta menor dificuldade de posicionamento orgânico na página de resultados do Google, mas sim aquele que cria uma identificação com seu negócio e vai ajudar o seu leitor a solucionar um problema. 

Contudo, para realizar uma escolha mais assertiva, faça buscas sobre o que as pessoas estão procurando, pode ser no Google, youtube, instagram e afins. É importante pesquisar por assuntos relevantes para o seu negócio.

A palavra-chave deve aparecer no título (quanto mais a esquerda estiver, melhor), introdução, subtítulos e no decorrer do texto. Não esqueça que ela precisa ser citada com naturalidade e com sabedoria, e não deve afetar o entendimento do texto. 

Primeiramente entendia-se que a palavra-chave deveria ser incluída entre 1% e 3% do volume total do conteúdo. Isso quer dizer que a cada 100 palavras, ela precisaria aparecer de 1 a 3 vezes. Mas com os avanços do algoritmo do Google, foi possível perceber que essa não é uma regra. 

Dicas para a construção do texto 

A palavra-chave deve estar no título, sempre que possível, no início da frase. Deve ter em média 55 a 60 caracteres, assim vai aparecer de maneira completa nos resultados do Google e atrair melhore posicionamento. Ele também deve chamar atenção, utilize termos que despertem curiosidade, como por exemplo: dicas para…; 7 formas de…; o que devo fazer…; Por que implementar…

A meta descrição, ou subtítulo é um pequeno resumo sobre o que será apresentado no texto. Aí está mais uma chance para chamar atenção do leitor e convencê-lo a consumir o seu conteúdo.

A ferramenta “To the Web” fornece análises a respeito da quantidade de caracteres utilizados no título e subtítulo de acordo com as diretrizes estabelecidas para conteúdos produzidos com base nas estratégias de SEO. 

A palavra-chave também deve estar na introdução, faça isso de forma natural, sem esquecer do contexto. O algoritmo de busca do Google verifica o uso de palavras-chave no primeiro parágrafo.

Sendo assim, desenvolver um conteúdo completo, de qualidade e que convença as pessoas a continuarem lendo o texto é  muito importante. Assim suas chances de conseguir um bom posicionamento aumentam. 

Aqui você pode mostrar o que o leitor vai ganhar com aquele conteúdo, o motivo para lê-lo e os problemas que ele vai conseguir resolver depois da leitura. Lembre-se, é o primeiro contato que o público vai ter com a sua escrita. Por isso, você precisa convencê-lo a ler o texto até o final, isso também mostra para os algoritmos que o seu conteúdo é relevante e pode ser útil para mais pessoas.  

Distribua o assunto em pequenos blocos de texto, tente manter 4 linhas por parágrafo, isso vai facilitar a leitura. Além disso, deixe o conteúdo mais atrativo, acessível e permitir melhor entendimento a respeito do tema que está sendo tratado. 

É importante trabalhar com linkagem? 

O objetivo é manter o usuário no seu site pelo maior tempo possível. Para isso, inclua os materiais que podem ser referenciados ao longo do texto. Isso pode ser feito criando hiperlinks, sempre de forma natural e que faça sentido para o tema apresentado no momento. Existem duas formas de fazer isso: 

  1. Linkagem interna: significa que você deve disponibilizar links que associa assuntos já abordados no site e têm relação com o novo texto que será postado. Ao criar o conteúdo, indique e pense em frases que podem ser linkadas com outros temas já apresentados. Evite incluir “saiba mais sobre o assunto clicando aqui”. 

Além de ajudar o leitor a ter acesso a mais conteúdos, isso também vai facilitar a navegação do Google pelo seu site. Ou seja, mais uma possibilidade de você ser destaques no resultado das buscas. 

  1. Linkagem externa: também conhecidos como backlinks, são endereços externos e isso é muito valorizado pelo Google. Levando em consideração que ele também monitora a relevância, quantidade e qualidade dos links citados. Além disso, o site trazido também pode utilizar o seu link futuramente e ajudar a aumentar a sua importância para a plataforma. 

Essa ação ajuda a aumentar a sua autoridade no assunto e isso também reflete no seu posicionamento nas páginas de busca. O mais indicado é colocar pelo menos um link de site externo em cada post, mas é importante referenciar apenas sites que produzem conteúdos concretos. 

Google Search Console

Ferramenta gratuita para ajudar a acompanhar os seus resultados nas pesquisas do Google. Mais do que isso, ele também serve como um guia para que você possa descobrir como aperfeiçoar suas técnicas e melhorar a forma como o Google vê o seu site.

O Search Console permite que você emita relatórios para levantar dados como (de acordo com as informações do Suporte do Google):

  • Comprovar se o Google pode localizar e rastrear seu site.
  • Identificar e solucionar problemas de indexação e solicitar correções.
  • Acesso a dados de tráfego da Pesquisa Google para seu site.
  • Obtenha alertas quando o Google encontrar indexação, spam ou outras falhas no seu site.
  • Apontar quais sites têm links para seu site.
  • Solução de problemas para AMP, usabilidade em dispositivos móveis e outros recursos.

O Search Console é de grande importância para o dia a dia de empresários, especialistas em SEO ou profissionais de marketing, administradores do site e desenvolvedores da web. 

Mais estratégias de SEO para seu blog

Além das dicas técnicas trazidas até aqui, também é importante destacar algumas orientações que vão influenciar diretamente na forma que o público vai ler e entender o seu conteúdo. 

As pessoas gostam de respostas rápidas e diretas. Porém também é importante que ela chegue ao final do seu conteúdo sem dúvidas a respeito daquele tema. Apresentar todas as informações que a pessoa precisa para tomar uma decisão e deixá-la satisfeita com o que leu é fundamental. Considerável para o seu site, e especialmente para o Google.

Inclua vídeos, imagens, infográficos e demais conteúdos visuais ao longo do texto. Muitos detalhes simples, mas apelativos e fáceis de serem compartilhados, isso cria possibilidade de gerar backlinks para o seu site. Você vai alcançar mais pessoas e proporcionar uma experiência mais completa para o seu leitor. 

O ideal é finalizar o seu texto com uma Call To Action, ou seja, “chamada para ação”. O que isso quer dizer? Convide seu público a conhecer mais sobre os seus serviços ou adquirir algum produto que vai ser útil, sempre levando em consideração o assunto que está sendo abordado. Outra opção é convidar o leitor para responder alguma pergunta nos comentários. 

Por fim, a frequência de postagens também impacta no resultado final. Quanto mais atualizações você faz em seu site, mais o Google entende que a sua intenção é estar em constante melhoria. Um bom lugar para incluir as estratégias de SEO, utilizando a palavra-chave, são as legendas e nomeações das imagens presentes no texto. 

Por que investir em SEO

Direcionar parte das suas estratégias de marketing digital paral SEO é importante porque garante que sua empresa não seja dependente de um único canal de vendas. Principalmente quando consideramos que a grande maioria está focada investindo nos canais patrocinados (Links ADS), por isso, torna-se um diferencial. 

Em outras palavras, é uma boa tática sempre diversificar seus canais para atração de clientes. Isso porque se um dos canais passarem por alguma mudança, você será impactado diretamente. E geralmente os investimentos em SEO, por natureza, possuem um ciclo maior para passar a gerar resultado.

Aqui está o motivo: quando uma empresa produz diversos materiais, os conteúdos são capazes de gerar uma quantidade de audiência suficiente e recorrente de algo que foi produzido e que posteriormente não tem custo. Portanto, se a sua empresa busca ter os melhores resultados possível, a prática de SEO é para você.

Por que contar com quem é especialista?

Elaborar um conjunto de estratégias para construir conteúdos de SEO demanda esforço, entendimento técnico e definição de processos metodológicos para contextualizar e alinhar objetivos. É a partir de um planejamento bem estruturado que obtemos maiores chances de conquistar resultados mais significantes. 

A aplicação de estratégias de SEO para o seu blog está baseada em métodos de marketing digital. Por isso não pode ser considerado de forma única, mas sim pensado junto com os demais planejamentos que já acontecem dentro da instituição. Lembre-se, tudo deve estar conectado.  

Incluir técnicas de SEO em suas ações é um trabalho que exige muito de qualquer negócio. Em vista disso, um especialista na área é fundamental, seja alguém da sua empresa ou um prestador de serviço. É uma ação que impacta no seu crescimento, aumenta sua visibilidade no meio online, e facilita o contato com mais clientes potenciais, os famosos leads

Em conclusão, um blog bem planejado e com conteúdos que façam sentido para as pessoas vai gerar mais tráfego para o seu site. Tudo isso aliado com suas estratégias de marketing digital vai impactar positivamente o seu negócio. Além de manter sua página atualizada, promove a sua imagem, cria fidelização e impacta diretamente em seu crescimento.

Além disso, quanto mais texto você disponibilizar, mais páginas serão indexadas, o que vai melhorar a sua posição nos mecanismos de busca. É um investimento barato que proporciona resultados efetivos a longo prazo. 

Contar com uma agência como a Conceito Prime é o primeiro passo para crescer no mundo online e aprimorar as suas estratégias de marketing digital. Fale conosco.  

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