PT EN ES

Digital influencer: vale a pena contratar um?

Um digital influencer pode ajudar a gerar mais lucros para o seu negócio

Sumário

As formas de divulgar os negócios mudaram, a sua adaptação deve começar agora

Antes de mais nada, utilize as ferramentas digitais que estão à sua disposição. Esse é um passo muito importante para ser competitivo com os seus concorrentes. E atualmente a maneira mais fácil e prática de fazer isso, são as redes sociais. E para obter melhores resultados, é aconselhável atuar seguindo algumas tendências, uma delas é contratar um digital influencer. 

Entre outras palavras, essa é uma estratégia que está ganhando muito espaço no mercado, e é conhecida como marketing de influência. É uma forma de parceria entre empresas e pessoas influenciadoras, usando plataformas como instagram, tik tok, youtube e outras similares. 

Além disso, existem alguns modelos de como aplicar essa tática. Para definir quem vai realizar o trabalho e a forma que isso será conduzido, você precisa compreender de maneira ampla o seu negócio. Se você definir objetivos claros e assertivos, o influencer pode sim trazer resultados concretos para o seu empreendimento.  

Como saber se estou escolhendo digital influencer correto para a minha empresa?

Para isso, é preciso saber como essa profissão surgiu e se tornou tão conhecida, e, até mesmo desejada por muitos. Como resposta, temos as redes sociais, considerando que o instagram foi o principal responsável. Como resultado de usar essa simples ferramenta, as pessoas começaram a demonstrar habilidades de persuadir seus seguidores a fazerem coisas similares. Logo, isso foi considerado uma oportunidade de negócio e consequentemente começaram os investimentos. 

Apesar disso não ser o aspecto mais importante, é comum que o número de seguidores chame muita atenção no momento de contratar um digital influencer. Além disso, você também deve avaliar se o influenciador tem a capacidade de conduzir as pessoas a uma ação, adquirindo seu produto ou serviço, por exemplo. 

Quer obter resultados expressivos? Então procure saber se esse profissional tem a capacidade de mobilizar uma comunidade. Ou seja, promover engajamento. Para isso, você deve seguir duas dicas bem simples. Acompanhar os comentários e as curtidas das publicações do perfil que será contratado para a divulgação dos seus produtos e serviços. 

Em primeiro lugar, para identificar qual digital influencer está mais próximo do seu modelo de negócio, é preciso conhecer suas habilidades. Para isso, identifique interesses em comum com o seu público e entender se eles são referência ou não para as pessoas que frequentam o seu negócio. 

Que tipo de retorno podemos obter ao contratar um digital influencer para a minha empresa?

Nesse sentido, podemos afirmar: você com certeza vai colher frutos ao fazer uma parceria com um digital influencer. Porém, antes de entrar nesse assunto, é necessário ressaltar que a grande questão é saber aproveitar esse profissional adequadamente. 

O primeiro motivo pelo qual você deve começar a investir nesse tipo de divulgação é que as outras formas de publicidade estão perdendo força. Você já deve saber que pessoas compram de pessoas, por isso ao contratar um influenciador digital, ele estará colaborando com o anúncio da sua marca, e não será visto apenas como uma propaganda. 

Sobretudo, se o seu público-alvo for composto por gerações mais novas, é sua obrigação investir nesse tipo de divulgação. Levando em consideração que eles estão inseridos no meio naturalmente, e mais, confiam nos seus influenciadores digitais. Sem contar que essa é uma maneira de alcançar novas pessoas. 

Como mensurar resultados 

Uma técnica muito assertiva é criar uma abordagem. A partir disso, você pode desenvolver uma landing page, optando por ser um link que ainda não foi divulgado em outro lugar. Esse endereço eletrônico será disponibilizado para o influenciador, que por sua vez, vai compartilhar com seus seguidores. 

Desse modo, toda pessoa que preencher o formulário, mostrando interesse por aquele produto ou serviço, estará vindo por meio da indicação do influenciador. Em resumo, é mais do que isso, você terá acesso a todas as etapas da jornada do consumidor.  

Dependendo do que se trata o seu negócio, você também pode criar um cupom de desconto específico para aquela ação. Além disso, existe outra possibilidade, que é definir uma hashtag para cada influenciador ou campanha, assim será viável monitorar a ação e o engajamento motivado por ela. 

Da mesma forma, solicite estatísticas para o digital influencer. Com isso você terá acesso a dados para analisar o alcance e engajamento promovidos por cada profissional. Quanto mais informações sobre a performance da campanha, melhores decisões poderão ser tomadas.  

Juntamente com essas dicas, é importante lembrar que o marketing de influência deve ser trabalhado em conjunto com outras estratégias. Portanto, leve em consideração que ele isolado das demais ferramentas do marketing digital, não será de grande valor para o seu negócio.  

Como contratar digital influencer e ferramentas que podem ajudar

Antes de mais nada, não faça nenhuma contratação de maneira equivocada. Encontrar o profissional adequado para a sua empresa vai trazer muitos benefícios. Mas você já imaginou fechar o contrato com um digital influencer que não está de acordo com o que o seu negócio defende? Sejam valores ou serviços/produtos?

Além disso, para encontrar o melhor profissional para atuar em parceria com a sua empresa, você pode começar estudando hashtags e avaliar o perfil de seus concorrentes. Especialmente os que já investiram nesse tipo de técnica para divulgação. Estude o influenciador digital com quem você pretende trabalhar, analise seu perfil e seus seguidores. 

Do mesmo modo, procure conhecer influenciadores locais, que estejam perto de você e possam ajudar. Além deles, também acesse alguns aplicativos para descobrir profissionais que oferecem esse tipo de serviço, como Post2B, Influency.me, Celebryts, BuzzSum, Squid, Influence4You, entre outras.  

Após conversar e acertar todos os detalhes, é importante formalizar tudo em um contrato, inclusive informações sobre o fornecimento de resultados estatísticos pelo influencer. Depois disso, também é importante não esquecer de construir e manter um bom relacionamento com o contratado, já que essa também é uma relação de colaboração, e você pode contar com ele futuramente. 

A demanda existe, está pronto para enfrentar o desafio?

Em resumo, é possível perceber que investir em um influenciador digital para fazer a divulgação do seu negócio vale a pena. Pense na estratégia levando em consideração as questões apresentadas acima. 

Em síntese, é importante contar com profissionais que se dedicam a esse tipo de método e já tenham conhecimento direcionado. Em conclusão, você terá maiores chances de obter resultados satisfatórios nas suas aplicações. E ressalto, mesmo que você não alcance sucesso na primeira ou segunda tentativa, elas serão úteis para o seu aprendizado.    

Por último, mas não menos importante, mesmo após a leitura, ainda tem dúvidas? Conte com quem tem experiência para realizar a melhor escolha para o seu negócio, fale conosco.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie-nos uma mensagem

Mais Posts:
Isso é tudo! Adicionamos notícias todas as semanas, esperamos você novamente na semana que vem! :)