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10 dicas para fazer um feedback de sucesso

Faça um feedback de sucesso

Como uma técnica de avaliação pode influenciar positivamente nos resultados da sua empresa e no desenvolvimento dos colaboradores 

O Feedback é uma ferramenta indispensável para aprimorar a performance dos seus colaboradores. Técnica muito comentada no mercado, mas será que realmente sabemos aplicá-la em nosso dia? Ou melhor, estamos aplicando?

Com o objetivo de proporcionar um direcionamento mais adequado no momento de fazer observações a respeito da atuação dos seus liderados, elaboramos uma lista com um passo a passo para empregar o método de maneira eficaz, proporcionando mais engajamento e resultados para a sua equipe e consequentemente, para a sua empresa.  

  1. Siga os princípios de um bom feedback 

Para alcançar resultados significativos, você deve sair com plano de melhorias traçado, o colaborador precisa de um direcionamento. Neste momento, você deve estabelecer objetivos, como por exemplo, quando será a nova conversa para que seja possível avaliar a evolução (ou não), as responsabilidades de cada um e outros detalhes importantes. Após isso, saiba observar, orientar e cobrar quando necessário.

  1. Planejamento

Opte por falar com os integrantes da sua equipe de maneira individual.Faça um roteiro sobre a conversa, o ambiente também é muito importante, deve ser confortável e acolhedor. Inicie a comunicação de maneira descontraída, mas explique o objetivo da conversa, demonstre empatia e evidencie que esta é uma oportunidade de desenvolvimento.

  1. Aponte como a avaliação vai beneficiar a qualidade de vida no trabalho

Essa é uma avaliação que vai identificar as principais falhas que comprometem o crescimento das empresas, por isso, é necessário que o colaborador entenda o seu significado. É uma forma de comunicação muito utilizada por inúmeros gestores e que apresenta resultados positivos comprovados, compartilhe isso com a sua equipe, ajude-os a entender que o processo de melhoria contínua é importante para todos. Conversar de forma clara e transparente também será uma motivação para que eles procurem novos aprendizados e empreguem a sua força para realizar melhores entregas a cada dia.

  1. Não faça distinção entre os colaboradores

Não trate seus colaboradores de forma diferente levando em consideração sua proximidade ou gênero, principalmente em momentos de avaliação. 

  1. Identifique o melhor momento

Um dos principais cuidados que você deve ter, é a respeito do tempo. Procure fazer observações logo após a falha acontecer. Assim ficará mais fácil para o colaborador identificar por que deve melhorar seu comportamento e visualizar o impacto de sua atitude diante das relações empresariais e até mesmo com seus companheiros.   

  1. Se coloque à disposição ouvir  

O feedback deve ser uma via de mão dupla, tanto o gestor quanto o colaborador precisam compartilhar suas opiniões e análises a respeito das situações que motivaram a reflexão. Muitas vezes a sua equipe também pode contribuir para a melhoria dos negócios. 

  1. Aponte exemplos práticos 

Para ser mais assertivo e direto em suas avaliações, aponte situações que já aconteceram e explique como elas poderiam ser resolvidas de maneira rápida, também oriente como evitá-las. Mostre os impactos causados, seja por ações positivas ou negativas, inspire a melhoria com exemplos práticos. 

  1. Constância

Encontros para incentivar melhores atitudes por parte dos colaboradores devem seguir uma periodicidade, é isso que vai ajudar a fortalecer a prática. Para esta definição não existe regra, depende muito de cada ambiente e das situações que acontecem no dia a dia. Mas não demore muito para falar, pois os erros podem se tornar hábitos.  

  1. Seja claro e justo

Essa é uma função para quem tem contato direto e contínuo com o colaborador, normalmente quem identifica a atitude deve guiar este momento. Não julgue comportamentos e não expresse a sua opinião a respeito, justifique as recomendações de acordo com os valores da empresa, dessa forma, o ouvinte vai entender que não é uma crítica pessoal. 

  1. O que não fazer

Não vá direto ao assunto, não fale por outras pessoas, muito menos compartilhe as observações em público. Outra enorme falha é não elaborar um roteiro antes da conversa, lembre-se, esteja preparado, o feedback deve estar fundamentado em gestos concretos. 

Por que trabalhar com feedback é importante para as empresas?

O desempenho de uma organização também depende dos colaboradores. Isso ajuda a potencializar a comunicação, melhora a gestão de pessoas, auxilia o acompanhamento produtivo da equipe, impacta na evolução profissional, além de ser uma forma de motivação, uma vez que esse retorno não é apenas sobre situações negativas, mas também positivas. 

O objetivo desse momento de reflexão sobre ações que afetam diretamente seus negócios, também é o aprimoramento de competências, levando em consideração que empresas e colaboradores devem estar em constante crescimento de maneira conjunta, por isso a comunicação interna é tão importante.

Serve como um momento de compartilhamento de informações. Onde também pode ser criada uma base de dados para acompanhar se as adaptações tratadas na reunião estão sendo incluídas nas tarefas diárias e seu impacto sobre a performance da empresa, e ainda fortalece as relações de trabalho.

Se você é colaborador, sua responsabilidade é estar preparado e saber receber um feedback, entendendo que é um momento de educação e não punição. É  importante valorizar o momento, ouvir e também apresentar as suas considerações, quando forem válidas. O seu comportamento e reação diante de um momento como este demonstram se você é o profissional que se importa e tem responsabilidade sobre as suas ações ou não. 

Os tipos de feedback: positivo, construtivo, negativo

No primeiro caso, salientamos que é um momento para ressaltar as boas atitudes, reforçando que você espera que elas se repitam. Isso vai guiar o colaborador a respeito de suas ações, mostrando que ele está no caminho certo. 

Quando falamos sobre feedback construtivo, além de apresentar onde a falha aconteceu, também é possível apontar uma solução, mostrando como isso pode ser aplicado no dia a dia. Leva em consideração erros e acertos, e também é uma forma de deixar que os colaboradores encontrem uma possível resposta para não repetir erros, deixando que eles sejam autores de algo que pode impactar no crescimento da empresa.

O terceiro tipo (negativo) é feito logo após uma falha, deve ser feito com muito cuidado para não prejudicar a autoconfiança do ouvinte. Alguns especialistas sugerem que o termo “negativo” possui uma carga emocional que pode despertar no colaborador um sentimento de desmotivação. Por isso, você também pode utilizar “ponto a melhorar” ou “ponto de atenção”. 

Técnicas para guiar um feedback

Ainda de acordo com esse tema, destacamos alguns métodos que podem servir como base para você que vai aplicar um feedback pela primeira vez. 

Técnica Sanduíche: assim como o próprio nome diz, você primeiro elogia, ressaltando um aspecto positivo do avaliado (tarefa, comportamento), depois, trabalhe com uma pergunta a respeito da situação que levou a esta conversa, e, por fim, você sugere uma possível resposta para o problema. 

Feedback Canvas: é uma metodologia muito conhecida entre os empresários normalmente para gerenciar um projeto, mas também é uma forma de avaliar o desempenho da sua equipe. No Canvas, cada pessoa tem uma responsabilidade, dessa forma é possível classificar o desempenho individual. É necessário que todos façam parte do momento de avaliação e entendam a sua responsabilidade diante das obrigações da empresa. 

Feedback Kudos: é parecido com uma caixinha de sugestões. Aqui você pode trabalhar com cartões que identificam atitudes assertivas dos colaboradores. Muito utilizada para as avaliações de final de ano, geralmente apresentadas com dinâmicas em grupo.

Compartilhe conosco, como você aplica o feedback em seus colaboradores e quais são os seus principais pontos de melhoria de acordo com o que você aprendeu no texto.

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