PT EN ES

Cultura organizacional: práticas para o bom relacionamento com colaboradores

Sumário

 O bom relacionamento da equipe é fundamental para um ambiente de trabalho saudável e mais colaborativo.   

Se você é empresário e busca o sucesso da sua empresa, saiba que o bom relacionamento com os colaboradores é uma ótima maneira de começar. Pequenas atitudes podem ajudar você a desenvolver mais engajamento entre a sua equipe. Em outras palavras, isso será reflexo de um ambiente mais colaborativo e em busca de constante desenvolvimento. 

Antes de mais nada, é importante ressaltar que um profissional motivado trabalha considerando as necessidades do seus colegas. O que isso siginifica? Ele sabe que as suas ações influenciam o resultado final das atividades desempenhadas. Algumas atitudes que impactam diretamente no sentimento de pertencimento a uma equipe engajada são: 

O colaborador deve ser reconhecido não apenas pelo líder, mas pela empresa de uma forma geral;

Possibilitar acesso a capacitação, proporcionando aprendizado contínuo;

Oportunizar possibilidades de promoção na empresa;

Promover um bom relacionamento entre os colegas de trabalho.

Em resumo, relacionamentos saudáveis ajudam a construir um ambiente colaborativo mais engajado, e parte importante nesse processo é a forma que o gestor conduz as situações. Quando você trabalha com profissionais comprometidos com a cultura organizacional da empresa, a taxa de rotatividade diminui, o que é muito positivo para o negócio. 

Como a Cultura Organizacional pode guiar o relacionamento com colaboradores 

A participação ativa de uma equipe que segue a conduta da empresa, junto com visão, missão, valores, processos internos, e afins é imprescindível para deixar as pessoas mais engajadas. 

Ter uma estrutura organizacional bem elaborada é um diferencial no mercado. Isso porque deixa a sua empresa mais forte e competitiva. Visto que por meio dela são determinados princípios, estratégias, objetivos, valores e muitas outras definições que vão servir como condutores para alcançar os melhores resultados. 

Alinhar os colaboradores à cultura organizacional pode ser um desafio, pois eles precisam incorporar comportamentos e valores da instituição em seu dia a dia. 

É por isso que ações com constância são importantes! Dessa forma, é possível lembrar a equipe de maneira frequente o quão significativo é para empresa que os colaboradores sigam com os princípios estabelecidos.  

Boas práticas para um relacionamento colaborativo saudável 

Investir no bem-estar dos colaboradores é muito importante para criar um ambiente mais tranquilo, feliz, saudável e por consequência, mais produtivo.

Esteja atento aos objetivos de cada integrante da sua equipe, acompanhe a sua evolução e procure fazer parte disso. Mostre que mesmo em meio à rotina agitada é importante que ele esteja bem para desempenhar o seu melhor trabalho. 

A colaboração é outro fator de peso. Por isso, fique atento ao relacionamento entre os colaboradores, reconheça o esforço coletivo empregado em função da empresa. 

Se você é gestor, deve ser exemplo para aqueles que trabalham ao seu lado. Ações contrárias à conduta da empresa podem desmotivar e até mesmo afastar sua equipe. Seja o primeiro a seguir regras para se tornar um excelente profissional e ser reflexo para seus colaboradores. 

Métodos para melhorar o engajamento da empresa 

Feedback: o canal de comunicação entre você e seus colaboradores deve estar sempre aberto. Falar sobre como as atividades estão sendo desempenhadas será muito útil para aprimorar a performance dos seus colaboradores. Proporcione uma direção assertiva sobre ações que precisam ser mudadas para conquistar resultados mais satisfatórios. 

One-on-one: são conversas curtas entre o líder e o colaborador que direcionam o que precisa ser melhor e o que pode continuar como está. Essa é uma ação que ajuda o colaborador a entender qual é o seu papel no time e reforçar a importância de suas ações. 

Aplique pesquisas de satisfação para os colaboradores: assim é possível entender quais são as preferências da sua equipe e identificar o que está sendo incomodo e precisa ser mudado. 

Comunicação interna: a falta de comunicação pode causar grandes problemas, influenciar os resultados de forma negativa, provocar confusões internas, entre outras. Por esse motivo, é necessário compartilhar informações de maneira clara e objetiva, isso vai potencializar a troca de experiências. Uma opção é criar canais para interação como murais, TV corporativa, revistas, explorar a tecnologia e outros.

Como fazemos na Conceito Prime 

Mas o que preciso fazer para que minha cultura organizacional não seja apenas uma placa bonita? 

A primeira ação é manter a constância, encontros semanais são ótimas opções. Aqui na Conceito Prime reunimos a equipe toda segunda-feira para discutir temas pertinentes à nossa realidade, que ajudam a equipe evoluir como pessoas e como profissionais. 

Iniciamos a reunião com muita energia, fazendo com que todos os colaboradores participem de alguma forma. Isso pode ser estimulado com a provocação de um bom dia, instigar que comentem sobre os valores da empresa ou que leiam trechos da apresentação. 

Outra atitude que tomamos é gravar todos os encontros para que as próximas pessoas que entrarem na empresa também alcancem o mesmo nível que os demais colaboradores. Dessa forma, todas as pessoas estarão balanceadas de acordo com a cultura organizacional da empresa.  

Sob o mesmo ponto de vista, aponte provas sociais durante a conversa. Como por exemplo, frases de grandes pensadores, isso vai reforçar o que você está dizendo, concretizando a reflexão trazida para a equipe. 

Além disso, procure finalizar com um mantra para a empresa. Nesse material, inclua tudo aquilo que reflete o que você espera dos seus colaboradores para que isso acompanhe o dia a dia de cada um e proporcione o melhor engajamento para sua equipe. 

E além disso, é interessante que ao final de cada encontro alguém da equipe seja eleito para comentar o que achou sobre a discussão trazida. Nesse momento, a pessoa pode falar sobre os insights que teve durante a fala do debatedor e como isso vai promover a mudança no seu dia a dia. 

O bom relacionamento com colaboradores deve ser uma prioridade

Em resumo, a partir do texto, você já deve ter percebido a relevância de manter um relacionamento saudável com seus colaboradores. Um clima agradável no ambiente de trabalho é essencial para alcançar excelência em suas entregas. 

Nesse sentido, tenha em mente que a comunicação é a base para construir bons relacionamentos. Muitas situações podem ser resolvidas com um bom diálogo, e lembre-se: a forma de falar e agir tem grande impacto no resultado final.  

Além disso, confiança é o sustento de toda relação, como você já deve ter escutado diversas vezes. Por isso, seja transparente com o seu time. Promova interações, troque informações, compartilhe anseios, boas notícias, planos para o futuro e tudo o que achar relevante para ficar mais próximo de cada pessoa da sua equipe.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie-nos uma mensagem

Mais Posts:
Isso é tudo! Adicionamos notícias todas as semanas, esperamos você novamente na semana que vem! :)