PT EN ES

Como incluir datas sazonais no calendário de promoções

Sumário

O período de baixas durante o ano afetam a receita de todo comércio, saiba como usar isso ao seu favor

Se você trabalha com vendas, já deve estar acostumado com o ritmo do mercado, que varia muito durante o ano todo. Por esse motivo, é necessário criar atrativos para conquistar os clientes mesmo em datas com menor fluxo de faturamento. Portanto, inclua datas sazonais no calendário de promoções, essa é uma ótima estratégia para manter o seu faturamento constante. 

Dessa forma, a sazonalidade pode ser uma alavanca no seu negócio. Criar promoções incluindo datas menos comuns vai ajudar a aumentar a rotatividade de produtos ou serviços oferecidos. Ou seja, traz melhores resultados para a empresa. 

Conheça seu nicho

Antes de tudo, é necessário entender qual é o ramo em que sua empresa atua, e a partir dessa informação comece a elaborar o calendário de promoções. Suas intervenções devem ser focadas em atingir diretamente o público e seu objetivo, que é vender mais. 

É importante pensar em ações para datas mais conhecidas, como dia das mães, dos pais, dos namorados, da mulher, etc. Mas você também precisa lembrar dos seus clientes. Isso quer dizer, eles compram o ano todo, então você deve entender o que eles procuram e precisam em cada momento. 

Por exemplo, se você trabalha com material escolar ou papelaria, pode incluir no seu calendário de promoções o dia dos professores, do estudante, do livro, da escola e afins. E não esqueça de se programar com antecedência. Elabore uma planilha com informações e datas específicas para cada ação. Anote, isso é muito importante para sua organização.

Defina os objetivos da promoção 

Em primeiro lugar, saiba qual é o tipo de promoção que deve ser feita em cada data, para isso analise o que você pretende atingir com isso. Lembre-se: 

  • Se o objetivo é conquistar novos consumidores, então você precisa pensar em ações que chamem atenção de quem ainda não conhece a sua marca. Entender a dor do cliente e buscar soluções é um bom começo. 
  • Procura mais interações ou seguidores nas suas redes sociais? Nesse caso a dica é desenvolver estratégias para envolver o público nas suas postagens. Promover conteúdo dentro dessas plataformas também é uma forma de começar. 
  • Da mesma forma, se a intenção é fortalecer o relacionamento com clientes antigos, desenvolva programas de fidelidade.

Divulgação em datas sazonais podem aumentar suas vendas

A sua promoção pode ter sido elaborada com foco em novos clientes, pensada com antecedência, dentro do seu nicho, e estar perfeita, mas ela também precisa de uma divulgação assertiva. Do contrário, ela não vai alcançar seu objetivo. 

Além disso, a estratégia de divulgação também é parte importante desse processo. E para isso, você pode usar as redes sociais, email, whatsapp e onde mais você imaginar que seus clientes terão acesso.  

Prepare o seu estoque para as datas sazonais

Agora outro ponto muito importante é saber se o seu estoque é capaz de receber a demanda esperada. Anunciar um produto, fazer muitas vendas e não conseguir atender a todos os pedidos, com certeza não será bom para sua empresa. 

Em resumo, você deve garantir que o estoque esteja pronto para a promoção, mais um motivo para pensar em todos os detalhes com antecedência. Você também pode tentar montar combos com seus produtos, aumentando as chances de vender mais e consequentemente ampliar o seu faturamento. Além disso, realize sempre um bom atendimento.

Lembre-se, para obter sucesso com essas estratégias é importante observar como está o andamento do negócio durante o ano todo. Entender o comportamento de seus clientes, absorver informações e estar preparado em todos os momentos, é conseguir identificar qual  a melhor oportunidade para novas vendas. 

Precisa de consultoria para elaborar melhores estratégias e tomar decisões mais adequadas? Conte com os profissionais da Conceito Prime. 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie-nos uma mensagem

Mais Posts:
Isso é tudo! Adicionamos notícias todas as semanas, esperamos você novamente na semana que vem! :)