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Hashtag: como usar no instagram?

Hashtag no instagram

Sumário

Mais engajamento na sua rede social também é possível quando você utiliza a hashtag certa para o seu segmento

Uma hashtag, também representada pelo símbolo jogo da velha, serve basicamente para auxiliar as pessoas no momento de fazer uma pesquisa sobre assuntos variados no instagram. Além disso, ajuda a mensurar como as pessoas se envolvem com a sua marca. Mas será que você está usando essa técnica da melhor forma para aumentar o alcance do seu negócio?

Neste texto apresentamos alguns benefícios e dicas profissionais para melhorar a sua performance nas redes sociais. Ao utilizar hashtags em suas postagens, você tem amiores chances de alcançar um bom posicionamento. Sem contar que o seu público consegue encontrá-lo de maneira mais fácil. 

Antes de tudo, vamos entender como tudo começou. Tudo teve início no Twitter, que popularizou essa técnica tão presente nas redes sociais e nas estratégias de marketing digital atualmente. 

E você sabia que ela tem até uma data para comemorar sua existência? É o dia 23 de agosto, que também representa a primeira vez em que a hashtag foi utilizada no Twitter, com o objetivo de reunir posts com base em temas de interesse em comum. 

Como saber se estou usando a # certa?

Faça pesquisas a respeito do assuntos antes de começar o seu conteúdo. Estude temas relacionados que estão sendo tratados nas redes sociais. Utilize fotos que representam muito bem a sua postagem. 

Pesquise as hashtags que deseja utilizar na busca do instagram, ali você vai encontrar as palavras mais procuradas e consequentemente quais são mais interessantes para incluir na sua postagem. Além disso, também mostra se algum de seus seguidores tem interesse por determinados termos que são do seu ramo de atuação. 

Utilize sempre a hashtag com o seu local de atuação, como cidade e estado. Juntamente com isso, inclua o nome do seu negócio e área de atuação. Acompanhe assuntos que estão em alta, esteja atento às novidades da rede social, tendências são muito importantes para aumentar a sua audiência. 

Boas práticas

Antes de tudo é importante saber que existe um equilíbrio para o número de # que você precisa utilizar em seus posts. O número que mais parece agradar aos usuários é de 9 a 15, sendo 11 uma boa média.  

O local também importa, prefira adicionar no final do post, após dar espaço entre o texto e as hashtags. Outra opção é incluí-las nos comentários. No meio do texto da sua publicação não é o mais orientado, mas não existe impedimento. 

Divida o conteúdo em suas hashtags, não as deixe muito longas e difíceis de serem entendidas. Mas também não coloque uma para cada palavra, procure alcançar o equilíbrio.

Tente incluir termos que estimulem a interação entre seus seguidores, isso vai ajudar a aumentar o seu engajamento. 

Sempre que você utilizar uma # que estejam de acordo com o seu tema, não fique preso apenas àquelas que estão fazendo mais sucesso nas redes sociais, isso pode ser negativo para o seu perfil. Isso quer dizer, não seja muito abrangente. Quando você inclui termos muito utilizados, você pode não ser encontrado devido a sua grande concorrência.  

Outro aspecto importante é a ortografia, é imprescindível que você escreva todas as palavras de forma correta. Também fique atento para que as palavras digam aquilo que você quer representar, mesmo quando elas estiverem juntas e sem espaço. 

As hashtags também podem ser divididas em grupos, como por exemplo: de conteúdo, as tendências, as específicas, marcas, campanhas, promoções, entre outras. 

Instagram: por que a hashtag é importante para essa rede social? 

Essa é uma rede social muito amigável para o uso das hashtags e elas vão ajudar a não limitar seus posts apenas para seus seguidores, uma vez que as palavras antecedidas por elas aparecem no campo de pesquisa da plataforma.  

Uma possibilidade muito interessante é que no instagram as pessoas podem seguir uma hashtag. Isso é útil para os usuários porque eles fiquem sabendo das atualizações e novidades que estão sendo publicadas a respeito de seus temas favoritos. Outra estratégia que também eleva o engajamento com as suas postagens.  

O uso da # nessa rede social é bem mais geral do que no Twitter, pois fazem referência às fotos que são publicadas ou ao conteúdo que está sendo trazido. Trabalhar com elas ajuda o algoritmo do buscador a entender que tipo de tema está sendo tratado na postagem para direcioná-la aos usuários que se identificam. 

Uma das principais hashtags utilizadas no instagram é a #instagood, com o significado de que uma foto ficou muito boa. Ou #notfilter, indica que uma foto não tem filtro. Outro exemplo muito conhecido é o #tbt, que significa Throwback Thursday, em português quinta-feira do retorno. 

Como saber se a hashtag está em alta?

Para isso, além de acompanhar constantemente as postagens feitas nas redes sociais, sejam semelhantes ou não ao seu negócio, também existem algumas ferramentas. O próprio instagram é uma delas, no campo de busca ao realizar a sua pesquisa aparece o número de vezes que determinada hashtag foi utilizada. Como no exemplo da imagem abaixo: 

A ferramenta Realtime Hashtag Testing é uma extensão do Google Chrome é um recurso que permite fazer buscas para encontrar os termos mais utilizados ou procurados na web. Ao fazer a sua pesquisa os resultados vão aparecer em 4 cores: verde, laranja, vermelho e preto, sendo que o verde é o mais importante para você. 

No site All Hashtag você pode fazer buscas gratuitas sobre os temas mais populares do momento nas redes sociais. Além disso, nessa plataforma você também pode acessar dados sobre a posição de cada termo, quantas vezes ele foi utilizado, número de palavras parecidas, entre outros. 

Estratégia comercial e hashtag, é possível aliar as duas coisas? 

A resposta é sim! Tudo começa com a prospecção outbound – ou seja, a prospecção comercial ativa, quando VOCÊ vai em busca do cliente – a hashtag pode ser uma boa ferramenta para facilitar e trazer maior assertividade para a sua estratégia. 

Isso acontece porque a hashtag também é uma maneira de filtrar e definir interesses em comum entre os usuários que fazem as publicações. Por esse motivo, torna-se mais fácil encontrar pessoas com maior propensão a adquirir um produto ou serviço, baseado no que estão envolvidos e consumindo de conteúdo por meio das hashtags. 

Um ótimo exemplo para isso são empresas que trabalham com turismo e estão localizadas em cidades com visitação frequente. Levando em consideração que estou disposta a conhecer lugares novos em uma viagem, não seria interessante eu receber convites para visitar estabelecimentos?

Na prática isso pode ser feito da seguinte forma: os empresários da região podem procurar por hashtags relacionadas ao seu negócio ou até mesmo pela localização, identificar que estou próxima ao seu endereço, entrar em contato e mostrar que ele existe e está de portas abertas para me receber. Certamente eu seria um cliente potencial.

Estimule o compartilhamento dos seus conteúdos

Crie uma hashtag própria para sua marca ou campanha/evento. Incentive o seu público a compartilhar seus conteúdos utilizando a sua #, por meio de promoções, prêmios ou ações semelhantes. 

Não utilize a # sem propósito, assim você não terá resultados significativos, porém, esse cenário muda quando elas fazem parte de uma estratégia. É praticamente uma obrigação que o seu perfil corporativo trabalhe com hashtags, pois como já dito ao longo do texto, isso ajuda a aumentar o seu alcance nas redes sociais, atingir um público maior e ficar mais conhecido no seu segmento.

Com uma hashtag você vai fortalecer a sua marca, pois elas são consideradas formas universais de comunicação, que transitam em vários cenários, uma vez que está presente em mais de uma rede social. 

As hashtags genéricas também ajudam a aumentar a entrega de suas postagens, mas não utilize apenas elas. Termos relativos ao seu negócio também são importantes para que o seu público alvo chegue até você. 

Agora que você conhece melhor as principais características da hashtag, já pode pensar em estratégias para aumentar o engajamento da sua presença online.  

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